Visto


Historico

Iugoslávia (pronunciado "yugoslaviya") é um termo utilizado para três entidades políticas separadas que existiram durante a maior parte do século XX. Traduzido, o nome significa Terra dos Eslavos do Sul (o jug de Jugoslavija significa "sul" na maioria das línguas eslavas).

 


O primeiro foi um reino formado em 1918 como Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que passou a chamar-se Reino da Iugoslávia em 1929 e existiu com esse nome até ser invadido em 1941 pelas potências do Eixo.

 


 

O segundo foi um estado comunista instituído imediatamente após a Segunda Guerra Mundial em 1945 como Iugoslávia Democrática Federal, que se transformou na República Popular Federal da Iugoslávia (FNRJ) em 1946 e na República Socialista Federal da Iugoslávia (SFRJ) em 7 de Abril de 1963. Esta versão do estado subsistiu até 1992, quando quatro das seis repúblicas que a compunham (Eslovênia, Croácia, Macedônia e Bósnia-Herzegovina) se tornaram independentes.

O terceiro chamou-se República Federal da Iugoslávia (SRJ) e foi formado em 1991 pelas repúblicas remanescentes da Sérvia e de Montenegro. Em 2003, o nome Iugoslávia foi oficialmente abolido quando o estado foi transformado numa comunidade chamada Sérvia e Montenegro.

 

Sérvia e Montenegro foi um estado federal com aproximadamente três anos de duração (de 2003 a 2006). Em 21 de maio de 2006, foi realizado um referendo no Montenegro, que atingiu 55% dos votos a favor da independência de Montenegro, a que se seguiu, no dia 3 de junho, a proclamação formal da independência pelo parlamento montenegrino.

Com a independência, Sérvia torna-se então o sucessor legal da antiga federação, enquanto Montenegro terá de se candidatar a membro da União Européia, ONU e outras instituições internacionais.

A Republica da Sérvia e um estado situado nos Balcãs, confina a norte com a Hungria, a leste com a Romênia e a Bulgária, a sul com a Macedônia e a Albânia e a oeste com Montenegro, a Bósnia-Herzegovina e a Croácia.

Durante a Idade Média gozou um curto apogeu durante o reinado de Estevão Dushan (1331-1355), seguido de um rápido declínio. Após a derrota frente aos turcos na batallha de Kosovo Polje (1389), não demorou a ser incorporada ao Império Otomano.

Ao longo da história a Sérvia foi um principado autônomo (face ao Império Austríaco) entre 1817 e 1878, um principado independente entre 1878 e 1882 e um reino independente entre 1872 e 1918. Durante a Primeira Guerra Mundial, teve uma atuação destacada.  A partir de 1918 passou a ser um dos Estados integrantes do reino da Jugoslávia (que se converteu em Républica Socialista após 1945).

A Sérvia festeja sua Data Nacional no dia 15 de fevereiro, em lembrança do Dia da Apresentação do NSS SENHOR no ano de 1804, em que começou a primeira rebelião em Orašac. No mesmo dia, em 1835, foi proclamada a primeira Constituição da Sérvia em Kragujevac.


Subdivisões da Sérvia

A Sérvia é composta de 108 municípios e duas províncias autônomas: Kosovo e Metohija ao sul (com trinta municípios) e a Voivodina ao norte (com 54 municípios).

 

Notícias

Por favor, torne o diretório de cache editável



Av. Presidente Kennedy, 860 - Curitiba/PR - Telefone: +55 41 3332-8383.

Desenvolvido por BPDesign.