Visto


Artesanato

 

PIROTSKI CILIM  (TAPETES DE PIROT)

O Tapete de Pirot é um produto 100% artesanal, exatamente como a 400 anos atrás. Mesmo não sendo um trabalho nativo, é definitivamente, único. Trata-se de uma preciosidade e originalmente um reflexo de qualidade, durabilidade e modelo de tecelagem colorida. Devido ao processo artesanal de confecção tem um visual inconfundível.

Não existem dois Pirots iguais, eles são autênticos e únicos, como impressões digitais.

Os tapetes ornamentais de Pirot são reconhecidos em todo o mundo pelas suas formas e cores. Eles são cheios de simbolismos. Elementos bizantinos, gregos, chineses e turcos são encontrados em todos os tapetes de Pirot, modificados pelas hábeis e criativas fiadeiras de Pirot.

Na idéia principal de cada motivo geométrico dos tapetes está impresso, na maioria das vezes, o rhombus – ornamento com a tradição pré-histórica que também é encontrado em artesanatos de cerâmica, metal e bronze. Além das variedades de ramificações de árvores que os tornam familiares em todas as nações do Leste Europeu.

Ao se questionar as tradicionais fiadeiras de Pirot o que é mais importante na qualidade de um tapete Pirot a resposta, unânime, será a lã.

A lã do carneiro que vive nas montanhas Stara Planina, na região da Bulgária é a mais apropriada para a confecção dos tapetes de Pirot.

A lã é retirada do carneiro pela tosa ou após o abatimento e o processo de manufatura passa pela lavagem em água quente e secagem natural. Após essa primeira etapa a lã é penteada manualmente e selecionada conforme a qualidade. As lãs de maior qualidade são usadas para a tecelagem e o restante é aproveitado para a confecção de roupas.

O processo de tecelagem é feito com máquinas manuais de fiação, onde os tradicionais carretéis e fusos ainda são usados pelas fiadeiras na confecção dos fios.

Os fios mais grossos são usados na confecção da base do tapete e são de cor natural. Os fios mais finos são coloridos e utilizados na trama das formas do tapete.

Antigamente as mulheres fiadeiras das aldeias utilizavam o processo de coloração dos fios de maneira natural e rústica, com pedaços de madeiras das árvores, suas cinzas e nozes e suas diversas tonalidades para a confecção das cores dos tapetes. Hoje em dia, a anilina já é utilizada para tal fim.

Após a tintura, os tapetes são levados às margens do Rio Nisava (Sérvia) ou a beira de riachos, onde podem ser bem lavados, estendidos e secos.
A confecção dos Pirots é feita ao ar livre no período entre o dia de São Jorge, 06 de maio (Djurdjevdan) até o dia de São Dimitrie, 08 de novembro (Mitrovdan), considerado mais apropriado para a tecelagem dos tapetes.

Versa a história que o processo de tecelagem dos Pirots segue uma espécie de ritual. O tapete de Pirot que é encomendado para presente ou para celebração de datas especiais como noivado e casamento, é confeccionado na casa da pessoa que o encomendou. A preparação dos fios deve sempre iniciar na 2ª-feira e com um farto café da manhã (zahvalnik), oferecido pela família, num gesto de agradecimento. Ao final do trabalho repete-se a oferenda de agradecimento com  pães, queijos e cebolas.
 

Notícias

Por favor, torne o diretório de cache editável



Av. Presidente Kennedy, 860 - Curitiba/PR - Telefone: +55 41 3332-8383.

Desenvolvido por BPDesign.