Visto


Politica
Em 4 de Fevereiro de 2003 o parlamento da República Federal da Jugoslávia acordou uma forma mais ténue de cooperação entre a Sérvia e Montenegro dentro da união de estados chamada Sérvia e Montenegro. A união terminou a seguir às declarações de independência Montenegrino e Sérvio em Junho de 2006.

Após a destituição de Slobodan Milošević em 5 de Outubro de 2000, o país foi governado pela Oposição Democrática da Sérvia. As tensões aumentaram gradualmente dentro da coligação até que o Partido Democrático da Sérvia (DSS) deixou o governo, abandonando o Partido Democrático (DS) em pleno exercício. Mesmo assim, em Março de 2004 o DSS reuniu suporte suficiente para formar o novo Governo da Sérvia, juntamente com o G17 Plus e a coligação SPO-NS, e o pacto do Partido Socialista da Sérvia, que não faz parte do governo.
O atual Presidente da Sérvia é Boris Tadić, líder do Partido Democrático (DS).
Boris Tadić, nascido na Bósnia-Herzegovina, é o filho de Ljuba Tadić, um filósofo. Se graduou em psicologia social na Faculdade de Filosofia da Universidade de Belgrado.

Ele ensinou psicologia no Primeiro Gymnasium de Belgrado e fundou o "Centro para o Desenvolvimento da Democracia e de Habilidades Políticas".
Tadić é membro do Partido Democrata desde 1990, desempenhando diversos papéis dentro do partido.

Em 2002, ele se tornou o Ministro das Telecomunicações no governo da República Federativa da Jugoslávia; mais tarde, tornou-se o Ministro da Defesa no Conselho dos Ministros de Sérvia e Montenegro.

Em 2003, ele foi eleito como Representante da Assembléia de Sérvia e Montenegro. Em 2004 ele foi eleito Presidente do Partido Democrata, um ano após o assassinato do presidente anterior do partido, Zoran Đinđić.

No primeiro turno das eleições presidenciais da Sérvia, 2004, ele recebeu 27,3% dos votos. No segundo turno, em 27 de junho de 2004, ele derroutou Tomislav Nikolić com 53,24% dos votos. Foi oficialmente declarado presidente em uma cerimônia em Belgrado, em 11 de julho de 2004.

O Primeiro Ministro da Sérvia é Vojislav Koštunica, líder do Partido Democrático da Sérvia.

Nasceu em Belgrado em 24 de março de 1944. Formou-se em Direito e fez doutorado especializando-se em Direito Constitucional. Já publicou vários livros sobre o assunto. Foi professor universitário até 1974, quando foi demitido por opor-se à nova constituição iugoslava. Voltou a lecionar em 1989.

Em 1989, Kostunica ajudou a fundar o Partido Democrático. Deixou esta agremiação em 1992 para formar o Partido Democrático da Sérvia, mantendo suas atividades sobre direitos humanos e liberdades civis.

Ele também foi presidente da República Federativa da Jugoslávia de setembro 2000 ate fevreiro 2003, sucedendo a Slobodan Milošević.

É casado com Zorica Kostunica, que também é doutora em Direito. O casal não tem filhos.


 

Notícias

Por favor, torne o diretório de cache editável



Av. Presidente Kennedy, 860 - Curitiba/PR - Telefone: +55 41 3332-8383.

Desenvolvido por BPDesign.