Visto


Cultura
Os sérvios têm representado uma função importante no desenvolvimento das artes e das ciências. Figuras proeminentes incluem os cientistas Nikola Tesla, Mihajlo Pupin, Ruđer Boskovic, Jovan Cvijić, Milutin Milanković e Mileva Marić (matemática e primeira esposa de Albert Einstein); o famoso compositor Josip Runjanin; o produtivo inventor Ogneslav Kostovic Stepanovic; o sébio Djura Jaksic.

Nicola Tesla

O governante sérvio durante a Idade Média Stefan Nemanja e seu filho, São Sava (Rastko Nemanjic) fundaram o monastério de Hilandar para a Igreja Ortodoxa Sérvia, um dos maiores e mais antigos monumentos cristãos ortodoxos do planeta.

Ivo Andric


Em nível da tradição literária distinguem-se alguns escritores, tais como Miloš Crnjanski, Meša Selimović, Danilo Kiš, Milorad Pavić e o prêmio Nobel da literatura do ano de 1961, Ivo Andrić.

O artista certamente mais conhecido do público de língua portuguesa é Emir Kusturica, cineasta e músico, vencedor de vários prêmios internacionais.

 

Emir Kusturica

 

Goran Bregovic é autor das célebres bandas sonoras de Emir Kusturica - «Arizona Dream», «O Tempo dos Ciganos» e «Underground». Bregovic nasceu em Sarajevo, dividindo-se actualmente por Paris e os Estados Unidos, apesar de viver de perto a cultura da sua terra natal. Aparece acompanhado por um coro de um igreja ortodoxa e pela Orquestra dos Casamentos e Funerais. A sua música tem uma grande influência da cultura cigana: "uma música moderna que reúne fusões diversas e que espelha o eclectismo natural da sua cultura" - mas também o rock fez parte do percurso deste músico da ex-jugoslávia, tendo integrado uma das mais importantes bandas de rock que ajudaram a combater o anterior regime político.

 

Goran Bregovic

 


 

Notícias

Por favor, torne o diretório de cache editável



Av. Presidente Kennedy, 860 - Curitiba/PR - Telefone: +55 41 3332-8383.

Desenvolvido por BPDesign.