Visto


Comida Típica

A culinária sérvia foi influenciada pelos povos que invadiram o país ao longo dos anos, principalmente os húngaros e turcos.

A cozinha sérvia é indubitavelmente continental: carne de porco, vaca e carneiro, aves, peixes de rio, vegetais e leguminosas, queijo e pão, compõem a ementa tradicional desta antiga República.

 

Fígados de galinha enrolados em toucinho, cogumelos recheados com queijo e queijo kačkavalj com pão de milho, como entradas, e feijões cozidos, carnes grelhadas como prato principal (que são frequentemente servidas em grande quantidade, diversidade e qualidade, e cuja designação popular – Comboio de Leskovac (Leskovacki voz) – não deixa dúvidas quanto à capacidade de saciar o mais voraz comedor) e as saladas ajvar e šopska, encontram-se com facilidade nas mais de duas dezenas de restaurantes da movimentada rua Skadarlija do centro de Belgrado, onde ainda se podem visitar galerias de arte e lojas de artesanato, mesmo durante a noite.


Conquanto seja uma cozinha forte, baseada nas carnes e leguminosas, os métodos preferidos para confeccionar os alimentos - grelhados e cozidos – garantem uma digestão sem sobressaltos e uma alimentação saudável (tendo em conta o número de calorias ingeridas, esta alimentação deve ser obrigatoriamente acompanhada de exercício físico, atividade à qual os sérvios não se furtam).


Entre as preparações típicas na Sérvia, as carnes na brasa são muito conhecidas. Destaque para o cevapcici (pequenos pedaços de carnes em tiras) e a plieskavica (um grande hamburguer de filé). E para acompanhar, uma salada feita com pimentão vermelho, cebola e tomate temperada com
azeite e vinagre.

 

 

 

 

Outras iguarias do pais são gibanica (torta de queijo); sarma (repolhos recheados com carne moída), burek (uma torta de semolina com mel), zelje (ensopado com verdura e costelinha salgada) e ajvar (pasta de pimentão). Vale a pena experimentar tambem o bacon e presunto.


No interior é comum o consumo de galinha ou patos servidos com salsichas defumadas, pernas de porco, além das costeletas preparadas ao ar livre, acompanhadas de batatas assadas.



 


 

 

Entre as sob remesas mais populares está o palacinke (crepe), krempita (mil-folhas recheada com um creme doce) e a maçã com strudel de queijo. Rahat são algumas das chamadas delícias turcas, docinhos quadrados feitos de gelatina, fécula de milho, água de rosas, pistaches ou amêndoas ou castanhas de caju.

 

 

As bebida tipicas sljivovica e kruskovaca (licores di fruta de alto teor alcoólico), muito procuradas e servidas em pequenas garrafas de dose única.

 

Notícias

Por favor, torne o diretório de cache editável



Av. Presidente Kennedy, 860 - Curitiba/PR - Telefone: +55 41 3332-8383.

Desenvolvido por BPDesign.