Comida Típica |
A culinária sérvia foi influenciada pelos povos que invadiram o país ao longo dos anos, principalmente os húngaros e turcos.
Fígados de galinha enrolados em toucinho, cogumelos recheados com queijo e queijo kačkavalj com pão de milho, como entradas, e feijões cozidos, carnes grelhadas como prato principal (que são frequentemente servidas em grande quantidade, diversidade e qualidade, e cuja designação popular – Comboio de Leskovac (Leskovacki voz) – não deixa dúvidas quanto à capacidade de saciar o mais voraz comedor) e as saladas ajvar e šopska, encontram-se com facilidade nas mais de duas dezenas de restaurantes da movimentada rua Skadarlija do centro de Belgrado, onde ainda se podem visitar galerias de arte e lojas de artesanato, mesmo durante a noite.
![]() Conquanto seja uma cozinha forte, baseada nas carnes e leguminosas, os métodos preferidos para confeccionar os alimentos - grelhados e cozidos – garantem uma digestão sem sobressaltos e uma alimentação saudável (tendo em conta o número de calorias ingeridas, esta alimentação deve ser obrigatoriamente acompanhada de exercício físico, atividade à qual os sérvios não se furtam).
Outras iguarias do pais são gibanica (torta de queijo); sarma (repolhos recheados com carne moída), burek (uma torta de semolina com mel), zelje (ensopado com verdura e costelinha salgada) e ajvar (pasta de pimentão). Vale a pena experimentar tambem o bacon e presunto.
No interior é comum o consumo de galinha ou patos servidos com salsichas defumadas, pernas de porco, além das costeletas preparadas ao ar livre, acompanhadas de batatas assadas.
As bebida tipicas sljivovica e kruskovaca (licores di fruta de alto teor alcoólico), muito procuradas e servidas em pequenas garrafas de dose única. |