Visto


Custumes
Os sérvios são uma sociedade altamente familiar. Uma olhada no dicionário sérvio e a riqueza de sua terminologia relativa ao parentesco dizem muito.

Slava

De todos os eslavos e cristãos ortodoxos, apenas os sérvios têm o hábito da slava. O costume pode também ser encontrado entre alguns russos e albaneses de origem sérvia embora o costume tenha se perdido no século XX. Slava é a celebração de um santo; é improvável que no principal costume que é comum a todo um povo, cada família separadamente celebre seu próprio santo (naturalmente, há uma grande quantidade que celebra o mesmo santo), a quem consideram seu protetor. Uma slava é transmitida de pai para filho e cada família pode ter apenas uma celebração, o que significa que a ocasião reúne toda a família.

Apesar de uma grande quantidade de velhos costumes não serem praticados, muitos dos costumes que cercam o casamento sérvio ainda o são.

Kolo

 

A tradicional dança sérvia é uma dança em círculo chamada kolo. É uma dança coletiva, onde um grupo de pessoas (habitualmente doze, no mínimo três) seguram um ao outro pelas mãos ou em volta da cintura dançando, idealmente em círculo, daí o nome. A mesma dança, com o mesmo nome, também é tradicional entre os croatas. Danças em círculo similares também são tradicionais em outras culturas da região.

Badnjak


Os sérvios têm seus próprios costumes no que diz respeito ao Natal. De manhã bem cedo na véspera do Natal o chefe da família deve ir à floresta cortar o badnjak, um jovem carvalho, que deve então ser levado a uma igreja para ser abençoado por um padre. Então o carvalho deve ser desgalhado e seus galhos junto com trigo e outros grãos devem ser queimados na lareira. A queima do badnjak é um ritual que certamente tem origem pagã e é considerado um sacrifício a Deus (ou aos velhos deuses pagãos) de forma que o ano novo seja repleto de comida, felicidade, amor, sorte e riquezas. Atualmente, a maioria dos sérvios vivem em cidades, sendo mais simples ir à missa levando um pequeno galho de carvalho, trigo e outros galhos amarrados, depois levá-los para casa e fazer uma pequena fogueira. O piso das casas e da igreja é recoberto com feno, fazendo lembrar os pastores de ovelhas do estábulo onde Jesus nasceu.

 

Koljivo

 

O dia de Natal é celebrado com um banquete, obrigatoriamente com um leitão assado como o prato principal. Outro prato de Natal é um delicioso bolo doce feito de trigo, chamado koljivo, sendo que comê-lo é mais um ritual que alimentação.

 

Natal


O Natal não é associado a presentes como no mundo ocidental, embora seja o dia de Sao Nicolas, o santo protetor das crianças, a quem os presentes são dados. Contudo, durante o período comunista, a maioria das famílias sérvias dava presentes no dia de ano novo. Santa Claus (Deda Mraz) e as árvores de natal são também vistas na Sérvia, mas são importadas do ocidente.

Os sérvios religiosos também celebram outros feriados religiosos e até mesmo as pessoas não religiosoas celebram a Páscoa (na data ortodoxa).

Os sérvios também celebram o Ano Novo no dia 31 de dezembro do calendário juliano e o ano novo ortodoxo (atualmente no dia 14 de janeiro do calendário gregoriano.

 

Notícias

Por favor, torne o diretório de cache editável



Av. Presidente Kennedy, 860 - Curitiba/PR - Telefone: +55 41 3332-8383.

Desenvolvido por BPDesign.